sábado, 13 de janeiro de 2007

Pink Floyd - Animals

Os Pink Floyd são uma banda bastante multi-facetada no que diz respeito aos seus admiradores, isto é, se por um lado atraem milhões que procuram uma vertente da banda mais ear-friendly e mais mainstream, atraem por outro pessoas mais ligadas ao rock progressivo pelo trabalho musical da banda e em parte pelos primeiros albuns mais psicadélicos (isto são as tendências que observo). No que me diz respeito, considero-me bastante razoavel nesta "contenda", gosto do Piper at the Gates of Dawn e do A Saucerful of Secrets (com a acidez própria de Syd Barret), aprecio bastante o Meddle, mas para mim, é o ambiente e as neuroses da fase que tem início com o Dark Side of the Moon e termina com The Final cut, que realmente definiram a música dos Floyd.

Um album que me parece ser bastante esquecido é justamente este Animals, que foi lançado em 77, entre o Wish You Were Here e o The Wall. Nesta fase do grupo a influência de Roger Waters era completamente avassaladora e foi a sua inspiração no romance de George Orwell (Animal Farm ou Triunfo dos Porcos) que ditou o enquadramento lírico deste disco. Ao nível musical é um dos registos mais equilibrados da banda (aqui foi notória a contribuição de Gilmour), há um fio condutor no estilo que torna a sonoridade de Animals bastante diferente de Wish You Were Here e do The Wall, estes bastante mais dispersos. É sem dúvida um disco ideal para apreciar encostado na poltrona, com as duas peças acústicas Pigs On The Wing interpoladas entre a brilhante Dogs, a face mais rocker de Pigs e a controversa Sheep.

Sem canções passíveis de serem lançadas como singles, tornou-se um album ligeiramente ignorado pelas massas que parecem esquecer que mesmo a parte 1 da Shine on You Crazy Diamond tem um registo superior a 10 minutos. Ouçam aqui a Dogs e não se vão arrepender.



Sem comentários: